14 de maio de 2013

Drogas Psicotrópicas: AYAHUASCA





 AYAHUASCA

Índios da bacia Amazônica tomam esse chá alucinógeno há mais de 4 mil anos, hábito que chamou a atenção de portugueses e espanhóis assim que eles desembarcaram por aqui, no século XVI. Ao chegarem à Amazônia, padres jesuítas escreveram sobre o chá da “poção diabólica” e as cerimônias que os indígenas realizavam depois de consumir o ayahuasca. Durante todo esse tempo, a bebida provavelmente teve a mesma receita: um cozido a base de pedaços do cipó Banisteriopsis caapi da família Malpighiaceae, nativa da Amazônia e dos Andes.

A palavra Ayahuasca é de origem indígena. Aya quer dizer "pessoa morta, alma espírito" e waska significa "corda, liana, cipó ou vinho". Assim a tradução, para o português, seria algo como "corda dos mortos" ou "vinho dos mortos". No Peru, encontrou-se o seguinte significado: "soga de los muertos". O nome quem deu foram os índios quíchuas, do Peru. Ayahuasca quer dizer “vinho dos espíritos”, segundo eles, o chá dá poderes telepáticos e sobrenaturais. Mas o quíchuas são apenas um dos 70 povos na América Latina que tomam o chá com frequência. Na maioria dos casos, o chá é visto como uma divindade. Mas o ayahuasca também serve ao prazer: ao final dos rituais, muitos índios transam com suas parceiras.

No século XX, a fama do chá correu o mundo, escritores viajavam para a América do Sul, enfrentavam o calor e umidade e dormiam em aldeias para ter experiências alucinógenas. Entre eles estavam o poeta beatnik Willian Burroughs. Burroughs esteve Brasil e na Colômbia, em 1953, quando voltou aos EUA escreveu o livro Cartas do Yagé (yagé é outro nome do chá, tomado na periferia de Bogotá). “Uma onda de tontura me arrebatou, brilhos azuis passavam em frente de mim”, escreveu. O ayahuasca também é utilizado em algumas religiões contemporâneas, como exemplo, pode-se citar o SANTO DAIME (culto eclético da fluente luz universal) que foi criado em Rio Branco (AC), por um seringueiro chamado Raimundo Irineu Serra. O chá é feito com a união das plantas: o cipó é o elemento masculino e a folha o feminino. A palavra Daime vem do verbo "dar" mais o pronome "me", como um pedido: - "Dai-me força, dai-me luz". A bebida é considerada instrumento de acesso ao "mundo espiritual".
Banisteriopsis caapi


OS PRINCIPAIS EFEITOS DA AYAHUASCA


Os efeitos são visão de imagens com os olhos fechados, delírios parecidos com sonhos e sensação de vigilância e estimulação. É comum ocorrer hipertensão, palpitação, taquicardia, tremores, midríase, euforia e excitação agressiva, Náuseas, vômitos e diarréia. A ação alucinógena conhecida como "miração" é uma manifestação específica e frequente, caracterizada por visões de animais, "seres da floresta", divindades, demônios, sensação de voar, substituição do corpo pelo de outro ser (homem ou animal), dentre muitas outras, de acordo com o relato de usuários e ainda pode promover ilusões auditivas, olfativas e dos demais sentidos.

Postagens da série:
2-  Drogas Psicotrópicas: AYAHUASCA
3- Drogas Psicotrópicas: Cacto Peiote 




Um comentário:

Deixe seu comentário